Na hora de comprar um imóvel devemos levar em consideração diversos fatores que podem transformar aquele sonho da casa própria em um eterno pesadelo. Seja o imóvel novo ou usado, o comprador ainda pode cometer erros na hora da compra. Nesse post vamos te apresentar 3 (três) erros que não se deve cometer durante esse momento tão almejado.
Não conhecer a pessoa que está vendendo o imóvel sem saber a procedência e muito menos se é o proprietário.
Vários golpes são realizados desta forma, quando não se é confirmado o verdadeiro dono do imóvel. O filho, esposo, sócio e até suspeitos podem tentar vender uma casa ou apartamento sem que seja o real proprietário, por isso é importante olhar a documentação.
Exija sempre os documentos originais e tire as cópias, pessoalmente, da matrícula do imóvel com certidão de ônus no Cartório de Registro. Fique atento, o cartório vai te cobrar uma taxa.
Nunca deposite o dinheiro na conta de pessoas que não seja o próprio dono. Com os papéis em mãos confirmando a veracidade do documento e o proprietário, você pode efetuar o pagamento. Mas atenção, não confunda escritura com matrícula. O que vale é o que consta na matrícula que está no Cartório de Registro.
Não se atentar quanto a venda do imóvel.
Caso você não saiba, existem situações em que o proprietário não pode vender o bem. Se a venda for concluída, ela poderá ser anulada pelo juiz e adivinha quem vai ter que correr atrás do prejuízo? Você!
Em alguns casos em que o imóvel se encontra como garantia de pagamento de alguma dívida, ele não pode ser negociado.
Para evitar esse problema e perder seu dinheiro, te damos mais um motivo para ir até o Cartório de Registro de Imóveis e solicitar a matrícula com certidão de ônus do imóvel.
Não verificar se o corretor é mesmo apto a função e se está autorizado pelo proprietário a negociar o imóvel.
Todo mundo sabe que os golpes promovidos por corretores falsos são comuns no mercado imobiliário.
Seja na internet ou pessoalmente, milhares de pessoas são pegas exercendo atividades de corretor ilegalmente, o que atrai muitos compradores e sujeitos a golpes.
Fique ligado, qualquer pessoa pode se passar por corretor, caso você não saiba identificá-lo, pergunte o número do CRECI da pessoa que se apresentou com a função e verifique junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu estado. Desse modo, você não cai em um golpe com riscos de perder todo o seu dinheiro.
Gostou das dicas? Quer saber como podemos ajudá-lo a realizar seu sonho? Acesse o nosso site e confira os imóve