Posição solar: como interfere na compra de imóvel

Posição solar: como interfere na compra de imóvel

Na hora de comprar um imóvel diversas questões devem ser levadas em considerações para que todas as necessidades básicas e essenciais sejam supridas. Por isso é tão importante o auxílio de um corretor profissional para o momento da escolha. Questões como localização, área, estrutura, preço são analisados na hora da compra. Porém, algumas questões que parecem simples também devem ser lembradas como a posição que o sol bate na casa durante todo o dia. Isso porque a orientação solar irá influenciar na temperatura e iluminação dos ambientes e consequentemente na qualidade de vida dos moradores.

Posição Solar Norte:

Essa é a posição solar mais procurada entre os clientes que moram em lugares mais frios. É nessa posição que o sol marca mais presença durante o dia e isso mantém os ambientes da casa aquecidos. No inverno, o sol forma um ângulo pequeno com relação a superfície da terra e isso faz com que o lado norte tenha sol durante quase todo o dia. Já no verão o sol se põe mais cedo o que garante uma temperatura mais amena durante a noite. Assim, nos invernos a casa fica mais aquecida e nos verões o calor é menor. Além disso, essa posição solar também irá valorizar o imóvel em comparação aos demais.

Posição Solar Sul:

Já essa é a posição solar menos procurada pelos clientes. Nela, o sol quase não aparece durante o inverno e no verão ele se apresenta mais forte no início da manhã e no final da tarde. As pessoas que moram nesse tipo de imóvel precisam ter atenção para evitar o mofo e a umidade e se prepararem para aguentar o frio mais rigoroso durante o inverno. Já no verão, os cômodos ficam um pouco mais aquecidos mesmo no começo da noite pois o sol estava forte pouco antes de anoitecer.

Posição Leste e Oeste:

Essa é a posição intermediária nas buscas entres os compradores. São o meio termo entra a posição norte e sul. Se diferenciam pelo horário do dia em que o sol irá aparecer na casa. Na posição solar leste o sol fica mais intenso durante amanhã, e na posição oeste será pela tarde. Mas então qual o melhor? Isso depende muito do gosto de cada cliente. Mas é importante lembrar que como o período da tarde é mais longo e o sol geralmente está mais forte então os ambientes estarão mais quentes durante a noite. Mas o importante mesmo é que o comprador avalie todas essas características e decida o que é mais importante para as suas necessidades e expectativas. E você? Escolheria qual posição solar? Conta para a gente nos comentários e até o próximo post!

 

Deixe uma resposta

Quer saber mais? Receba nossa newsletter.