Dicas para comprar imóveis na planta

Dicas para comprar imóveis na planta

Quem pretende comprar um imóvel na planta precisa tomar uma série de cuidados. Isso porque o investimento geralmente sai mais barato, mas envolve alguns riscos que deixam as pessoas inseguras. As vezes acontecem atrasos nas entregas e a dívida cresce acima do esperado trazendo dores de cabeça aos compradores. Porém, se você escolher uma construtora confiável e de qualidade o processo será tranquilo e promissor. Confira algumas dicas para você que busca comprar um imóvel na planta.

Entenda o seu orçamento

Antes mesmo de sair em busca do imóvel, simule com o banco qual o limite que eles poderiam liberar para o financiamento e veja quanto que você pode assumir de parcela por mês. Isso evita que você fique procurando imóveis que não cabem dentro do seu orçamento e perca tempo com buscas desnecessárias. Geralmente só é permitido comprometer 30% da sua renda mensal com o financiamento.

Lembre-se das condições

É importante lembrar que o imóvel vai ficar mais caro até ficar pronto. Antes de você assumir o financiamento com o banco, e durante a construção as parcelas pagas para a construtora não sofrem a incidência de juros.  Porém elas são corrigidas pelo índice de inflação do segmento que é o INCC (Índice Nacional de Custos de Construção). Logo, o preço inicial do imóvel vai aumentar até ele ficar pronto e você passar o financiamento para a instituição bancária.

Cuidado com as parcelas muito baixas

Quando as parcelas são muito pequenas durante a obra, é sinal de que o saldo que precisará ser financiado quando o imóvel estiver pronto será grande. E as vezes a pessoa não tem renda suficiente para pagar um valor alto, quando chegar o momento de financiar.

Verifique seu crédito

Vá até alguns bancos e faça uma análise de crédito para ver se você conseguiria o financiamento, mesmo antes de assinar o contrato. Existem construtoras que são negligentes e nem sequer avisam ao cliente que o banco pode negar o financiamento. Se for negado, o comprador além de ficar sem o imóvel pode perder parte do que já pagou pois tem construtoras que se negam a devolver o dinheiro integral. Por isso é tão importante procurar uma empresa séria e idônea que você possa confiar.

Gostou do nosso post? Fique atento que estaremos sempre trazendo dicas que irão te ajudar a comprar seu imóvel, seja na planta ou finalizado! Até os próximos posts!

Deixe uma resposta

Quer saber mais? Receba nossa newsletter.